TEXTO E CONTEXTO



Baixe este texto em áudio

Para ouvir aqui, Aperte Play


A interpretação correta dos textos bíblicos é extremamente importante;
O que precisamos entender é que a Palavra de Deus (Bíblia), é o manual pelo qual as pessoas, ou Religiões que dizem ser cristã, devem seguir como padrão;

Porém, muitas vezes não é isso que acontece, as vezes por falta de conhecer da palavra de Deus , ou por má interpretação, e até mesmo por má fé.

Isso acontece por existir versículos que não tem uma expressão exata, ou não deixa exatamente claro o que diz, e com isso algumas pessoas utilizam destes versículos afim de distorcer a palavra de Deus, com a finalidade de levar as pessoas a acreditarem em algo que eles querem que acreditem.

Mas como saber isso, como interpretar corretamente ?

Isto é muito simples, basta ler cuidadosamente o texto ao redor do versículo, com atenção para ver o que realmente diz o texto, o que Deus quer dizer com o que esta escrito; também é preciso haver textos no mesmo livro, ou em outros livros da bíblia que falem o mesmo, dando apoio  e comprovando assim uns aos outros, não havendo nenhum texto na bíblia que o desaprove, ou vá contra ele; contradizendo em algo; Ai sim, podemos dizer que tal versículo diz tal coisa mesmo.     

Vejamos agora alguns exemplos:

O diabo fez uso da palavra de Deus de forma distorcida, com a finalidade de fazer Jesus pecar:  
Em (Mateus 4:6 - E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. );

Realmente isto esta escrito em : (Salmos 91:11 - Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.),(Salmos 91:12 - Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.)

Porém, apesar de parecer mesmo com o que ele disse, não é exatamente isso que significa, até porque existe um versículo que vai contra essa má interpretação, o qual Jesus usa para o responder:    
(Mateus 4:7 - Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.) que está escrito no antigo testamento em : (Deuteronômio 6:16 -  Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massá; )

Como podemos ver satanás também conhece a palavra de Deus, e fez uso dela, á mencionando de forma a fazer com que Jesus tentasse a Deus, pois o real significado do versículo usado por ele é, que Deus sim da ordem aos anjos para que nos proteja; mas não é por isso que devemos provocar, nos lançando em perigos para testar a Deus, pois isso é tentar a Deus.   

Outra coisa importante que podemos aprender nestes versículos, é a importância do conhecimento bíblico, pois Jesus usa da palavra de Deus, do conhecimento bíblico para responder a satanás, ele não poderia respondê-lo se  não conhecesse da palavra de Deus, nem saberia que o diabo o estava enganando.        

Vemos também pessoas que querem justificar a reencarnação de pessoas com este versículo:
(João 3:3 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. )

E logo, como Nicodemos, vão interpretando de forma errada: 
(João 3:4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? )

Porém, como eu disse, é só continuarmos lendo o texto ao redor, que veremos o que realmente fala o versículo: 
(João 3:5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. )

Como podemos ver se trata do batismo nas águas, e não de reencarnação
Sem falar que existe versículos que contradizem a tese da reencarnação, por exemplo: (Hebreus 9:27 -  E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,)

Outros  querem justificar que devemos orar para santos mortos, com estes versículos:
(Apocalipse 5:8 - E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.)
(Apocalipse 8:4 - E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.)

Primeiro que estes versículos se tratam de escatologia, ou seja coisas futuras, que hão de acontecer;
e mais, onde é que nestes versículos diz que são pessoas que já morreram ?
Pois esta escrito a oração dos santos, ORAS, santo são os que vivem em santidade, não significa que são pessoas que já morreram e estão no céu intercedendo.      

Outros versículos que usam é :
(Lucas 9:29 - E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.)
(Lucas 9:30 - E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,)
(Lucas 9:31 - Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.)

E aí, eu me pergunto, o que isso tem a ver ?
Como é que a partir destes versículos, eu posso afirmar que devemos fazer imagens de santos, e orar para eles?  E que orando para pessoas que já morreram seremos atendidos?  

Outros versículos usados a fim de defender a tese da intercessão de mortos é:
(I Reis 11:11 - Assim disse o SENHOR a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.)
(I Reis 11:12 -Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;)
(I Reis 11:13 - Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido.)

Não sei onde é que conseguem ver nesses versículos que Davi esta intercedendo ?
Falam como se Davi estivesse naquele momento depois de morto, pedindo a Deus por Salomão.

Pois na verdade, Deus esta dizendo que pelo fato de Salomão não ter guardado os estatutos de Deus, seu reino seria rasgado, porém por consideração a Davi não faria isso naquele momento, mas sim nos tempos do filho de Salomão, e diz mais, que por Davi e por Jerusalém , não tiraria todo o reino.

Se Davi esta intercedendo, então Jerusalém também esta, esta escrito (Por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém); Ué; agora cidades intercedem ?  Acho que não!!        

Pois como disse anteriormente, não podem existir versículos que contradigam, sendo assim toda esta historia de orar para Santos mortos para que intercedam por nós, é desbancada diante de como nosso Mestre Jesus Cristo nos ensina a orar; em:

(Mateus 6:9 - Portanto, vós orareis assim: PAI nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;), não é preciso se esforçar muito para percebermos para quem devemos orar, esta escrito ( Portanto, vós orareis assim: PAI nosso..), é muito claro, nossa oração deve ser dirigida ao PAI. 

E mais, nos ensina a pedir  usando o nome dele : (João 16:24 - Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra.); 

Também em : (João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.), vemos claramente mais uma vez, que devemos orar para Deus e em nome de Jesus, pois esta escrito: (tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.)

Pois segundo a bíblia, devemos ser imitadores de Cristo :
(I Corintios 11:1 - Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.)

Então se formos imitar a Jesus, então devemos orar ao Pai como ele orava :   
(Mateus 26:42 - E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.)
(João 17:1 - JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;)

Sem duvidas vemos que a oração é dirigida diretamente a Deus, esta escrito: (E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu), (levantando seus olhos ao céu, disse: Pai).

Também querem justificar a confecção de imagens para ritos religiosos, santos, cruzes, e imagens segundo suas imaginações de Maria e de Jesus, com estes versículos:    
(Números 21:8 - E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. )

Como podemos ver, a função da serpente não é a mesma que as imagens de hoje tem, pois ninguém pedia intercessão para ela, nem dirigiam suas orações a ela, muito menos prestavam cultos a ela.      

Pois quando começaram fazer estas coisas, Ezequias então destrói a estatua da serpente em: 
(II Reis 18:4 - Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.)

Como podemos ver Ezequias, destruiu a serpente que Moisés fez pois o povo começou a adorá-la,
esta escrito ( fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso).

E mais, o fato de que Moisés levantou a serpente no deserto, não é para que façamos imagens para ritos religiosos, mas sim simbolizava a Jesus Cristo, Como podemos ver em : 
(João 3:14 - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;)

Hoje não precisamos fazer, nem utilizar de imagens, para alcançarmos libertação, ou cura, pois Jesus já nos trouxe misericórdia, libertação e cura.   

Ou então utilizam-se de versículos que falam de decoração, para justificar a confecção de imagens para ritos religiosos. 
(Êxodo 25:18 -  Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. )
(I Reis 6:23 - E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados.)
(I Reis 6:29 - E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora. )

Estes versículos não podem ser usados para nos dizer, ou comprovar que devemos fazer imagens para ritos religiosos, pois claramente se tratam da decoração do lugar; Não eram usados como amuleto, nem como intercessor, ninguém os dirigia oração, pois sua função era decorar o lugar.

Até porque, nem Jesus, nem seus discípulos fizeram uso destas coisas, nem nos ensinam essas praticas; E ainda que não tivéssemos o exemplo de Jesus, e seus discípulos para seguir, não deveríamos as fazer ou utilizar, pois existem versículos, que reprovam a confecção de imagens para ritos religiosos, afim de buscar ou confiar a ela, intercessão ou respostas :            

(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.)
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.)

Esta escrito: (Não te encurvarás a elas nem as servirás)

E mais : (Isaías 44:19 - E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore? )

Deus esta dizendo, que as pessoas fazem do mesmo material que fazem várias coisas, também fazem imagens que jugam ser santa;  No caso do versículo acima, o material se trata de medeira, por isso ele diz: ( Metade queimei no fogo, cozi pão sobre as suas brasas,  assei sobre elas carne); E diz mais, por ventura faria uma abominação com os materiais que uso no dia dia, diz abominação, pois considera isto como tal, e continua dizendo (Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?).

Estude a bíblia, procure perceber, e agir como os atos de Jesus, e seus discípulos, preste atenção no que te dizem mesmo que com versículos da bíblia, repare bem se significa aquilo mesmo, para que você não seja enganado.


Escrito por : ServoDeJCristo     


  VEJA O MENU DE TEMAS :





COMO CONHECEU O BLOG?

Central Blogs

 
PRODUÇÃO DE Blogger